sábado, 3 de setembro de 2011

Estamos prontos para a EAD ?

    Há um ano trabalho com EAD, pois acho que a tecnologia está aí para facilitar as vias de acesso a informação, e com certeza a formação de um bom aluno depende disso. Porém, tenho me preocupado com a atual situação das EADs, pois o governo não facilita a implementação deste tipo de atividade e o mercado utiliza tal ferramenta como marketing para ganhar mais dinheiro.
   Quanto ao governo, é fácil ver o sucateamento do ensino (presencial) no Brasil todo, com políticas de aceleramento, sem reprovar os alunos com déficits de conteúdo, conduzindo a formação de cidadãos praticamente analfabetos. Como incluir um cidadão desse em EAD, onde o mesmo precisa ser parte auto-didata, para que o curso alcance seus objetivos de ensino? Estou falando isso porque tive experiências ruins quando me deparei com este tipo de aluno em um curso que nem é 100% em EAD.
    Quanto ao mercado é fácil verificarmos práticas de contenção de gastos, utilizando como pano de fundo a EAD (Ex: matéria Educação a Distância = demissão de professores? - no UOL - Link: http://educacao.uol.com.br/colunas/distancia_zero/2011/07/05/educacao-a-distancia--demissao-de-professores.jhtm), fazendo com que uma tecnologia inovadora seja desacreditada por aqueles que não a conhecem.
   Temos que acreditar e participar deste "novo" método de ensino, para que mais e mais pessoas possam usufruir desta ferramenta de ensino, resultando em uma maior disseminação de conhecimento para a nossa população que carece de um bom sistema de ensino, seja ele presencial ou não.
   Fica o questionamento para que todos pensem sobre o fato: "Será que o Brasil está pronto para a EAD?"

Um comentário:

  1. Tal qual você Prof. Juliano, também tem pouca experiência no ambiente virtual, mas considero uma excelente ferramenta para tornar o ensino de qualidade acessível ao maior número de pessoas. Acredito que para o Brasil está pronto, porém é necessário, principalmente, um investimento na formação dos profissionais de educação, para que se familiarizem com as novas tecnologias e avancem na metodologia de ensino e aprendizagem no espaço virtual.

    ResponderExcluir